Post escrito por ANDRESSA MOURA, idealizadora deste site.
A origem do bairro Vila Mariana, localizado em Aparecida de Goiânia/GO, remonta à década de 1950. Sua consolidação, no entanto, se deu somente a partir dos anos 80, antes, portanto, da inauguração do primeiro shopping de Aparecida, o Buriti Shopping, em 1966.
Com a crescente necessidade política e empresarial de se levar lazer e entretenimento à região, o shopping trouxe consigo a necessidade de crescimento imobiliário. A Vila Mariana, um dos bairros mais antigos de Aparecida de Goiânia, começou a crescer em detrimento dos bairros adjacentes. Sua história está ligada ao desenvolvimento de outras áreas da cidade, que inicialmente careciam de infraestrutura satisfatória para moradia e comércio.
O bairro se destaca por sua infraestrutura residencial e comercial atualizada, comparável a bairros maiores de Goiânia, e os valores de imóveis podem chegar a um milhão de reais. Os aluguéis, de um modo geral, variam entre R$ 2.300,00 (dois mil e trezentos reais) e R$ 3.000,00 (três mil reais). A Vila Mariana é próxima a outros bairros, por exemplo Ilda, Jardim Luz, Vila Rosa, Cidade Vera Cruz II, Jardim Nova Era e Jardim Atlântico.
O bairro possui uma vizinhança agradável, com muitos moradores fixos há mais de 30 anos. Podemos citar como representantes do bairro, dentre outros, a sra. Neide e família; a sra. Sandra e seu marido, sr. Altair; sr. Paulino e sua esposa, sra. Patrícia; sr. Ed e família; sr. Heber e sua mãe, sra. Jane, etc.
Os vizinhos costumam ser unidos, cordatos, gentis e cumprimentam uns aos outros, o que dá à região um ar de vila mesmo! A cumplicidade, respeito e trocas tornam o bairro um lugar com qualidade de vida. No entanto, os fatores positivos também trazem consigo outros tantos pontos negativos. Com a construção de imóveis de luxo e da qualidade de vida oferecida, houve o crescimento dos números de furtos e roubos na região.
Só no mês de setembro foram informados no grupo de WhatsApp da vizinhança cerca de três furtos. As ocorrências fizeram os moradores ficarem mais atentos e compartilharem imagens de câmeras e informações suspeitos na região. Surgiu, assim, uma força-tarefa de vigilância, bem como a ideia de criar um projeto de divulgação de dados policiais e dicas para conscientização e prevenção de crimes.
A Vila Mariana, então, ficou ON!

Deixe um comentário